quarta-feira, 23 de junho de 2010

trinta e quatro. Situa-te


Hoje em dia assistimos a vários problemas no mundo, e acho que chegou a hora de por um ponto final a esta história. Repara bem na nossa situação:
Sem-abrigos – aumentam cada vez mais… eles lutam com o pouco que têm. Dormem nas pedras da calçada e ás vezes até essas lhes querem tirar. Mas já pensaram que se não for nessas pedras, eles não têm mais onde descansar, recuperar forças para seguir mais um dia de luta e de sofrimento? Sozinhos por essas ruas escuras e sombrias, a vaguear no meio do nada.
Idosos – são rejeitados pela família, abandonados em centros de dia onde por vezes são tratados abaixo de cão, sem o amor e o carinho que mereciam. Pais de filhos desnaturados – eu diria. Todos os dias rezam antes de dormir para que no dia seguinte venham a receber uma chamada daqueles que os abandonaram, pois ainda magoados estão sempre dispostos a perdoar. E nós só temos de lhe dar o devido respeito, porque afinal eles são como um ponto de referência para o nosso dia-a-dia. Passaram por muito até aqui, e se hoje são como são deve-se a uma vida inteira de suor e de angustia.
Crianças – pequenos seres inocentes no meio de tanta farsa, de tanta ganância e de tanta crueldade. Morrem milhares de crianças por falta de alimento e de nutrientes, cuidados hospitalares e guerras. Outras são abandonadas pelos pais, que ou não querem saber delas para não terem responsabilidades acrescidas ou porque não têm condições para criá-los e mesmo esforçando-se para lhes dar uma boa educação acabam por não ter outra solução. Mas… e aquelas que são vitimas de abusos sexuais? Porquê a crianças? Porquê a estes seres pequenos e inocentes que não se sabem defender de nada? Pessoas assim, na minha opinião deviam ser condenadas a pena de morte, porque nada, mas, nada mesmo explica tal acto de crueldade!
Crimes – assaltos cada vez mais frequentes, mas também por culpa deste governo. Enchem-nos de impostos e reduzem os salários. Como é óbvio tem de haver um certo equilíbrio, mas o desespero já é tanto que as pessoas só pensam como é que vão sustentar a família… se não recebem o tanto que merecem têm de fazer algo, então começa uma onda de crimes e de revolta. Trabalhos ilegais também começam a ser mais vulgares, tráfico de droga e etc.
Poluição – Fábricas, lixo nos mares, muros das grandes cidades vandalizados, lixeiras não controladas, desflorestação… tudo isso. Tudo isso parecendo que não, nos afecta. Não nos apercebemos disso agora, mas mais tarde… Mais tarde vos garanto, são os nossos filhos e netos que vão sofrer as consequências dos nossos actos, sem terem culpa de nada.
Posto isto tudo, tenho apenas uma pergunta para te fazer e, antes de me responderes quero que reflictas sobre tudo isto que acabaste de ler: És feliz?
Sentes-te bem contigo próprio, sabendo de toda esta injustiça no mundo?
É assim , um mundo com bastantes problemas: fome, pobreza, guerras, problemas sociais, problemas políticos, problemas ambientais, toxicodependência, entre outros… é um mundo onde existem várias regras que vais ter de cumprir enquanto cá estás, ou então revoltas-te , foges, e proclamas. Fazes tu as regras e segue-as de acordo com os teus ideais.

Sem comentários:

Enviar um comentário